quinta-feira, 21 de agosto de 2008

E agora, Santa?

É iminente a queda do Santa à Série D. Não tive saco de analisar as combinações que podem nos levar à classificação, mas percebi que é bastante improvável – se não impossível mesmo – que o Salgueiro se classifique antecipadamente e possa nos dar uma forcinha na última rodada. Temos 6% de chance de subir, sim. Mas dependemos de nossas próprias forças, temos que ganhar os dois jogos na moral, na bola e, além disso, temos que fazer saldo de gols, ganhar de muito. Não dá pra botar fé.

E agora? Como ficamos? O que fazer? Devemos ser por volta de um milhão e meio de tricolores, estimo. O que será dessa gente? Na sua maioria gente humilde, que tem no futebol uma das poucas diversões na vida. O quanto nossa torcida encolherá? O Sport disputando Libertadores da América e o Santa minguando, definhando. Pra quem as crianças torcerão? Certamente não para um time perdedor. Por incrível que parece, por mais que eu seja contra as torcidas organizadas, tenho que admitir que a única coisa boa do Santa atualmente é a Inferno Coral. É uma torcida grande que, certamente, inspira jovens a participar, nem que seja pela maloqueiragem.

Li no Torcedor Coral uma sugestão de re-fundação do Santa. O clube atual decretaria falência – ou seja, colocaria nos termos da lei o que já está acontecendo – e seria fundado um novo clube, com novo CNPJ e até um novo nome (achei excelente a idéia de Santa Cruz Futebol e Cultura – tudo a ver). Esse novo clube nasceria limpo de dívidas. Devemos nos desfazer do Arruda também. O maior orgulho da torcida tricolor é um grande fardo pesado e dispendioso atualmente. É melhor nos desfazermos do que assistirmos ao seu desmoronamento, literalmente.

Acho que nós, tricolores, edvemos nos unir agora e criar um clube totalmente diferente. Que tal aproveitar a situação para transformarmos o Santa no primeiro clube totalmente democrático do país? Um clube onde a gestão seja exercida diretamente pelos sócios, com vários plebiscitos e assembléias, todos com direito a expressar sua opinião. Se formos realmente eliminados da Série C (o que certamente acontecerá), teremos aí quatro meses para “pensar o Santa”. Vamos tirar o clube das mãos dos crápulas incompetentes e entregá-lo ao torcedores apaixonados, sejam eles empresários ou empregados.

Nenhum comentário: